Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de março de 2012

Encerramento do projeto comunitário


Na noite de ontem, 21, as atividades do projeto comunitário INFORM'ARTE: Cidadania Cultural na Estação Digital foram encerradas. O projeto foi desenvolvido de novembro de 2011 à fevereiro de 2012 e atendeu 25 crianças e adolescentes na faixa etária de 08 a 14 anos das comunidades Baixada, Parabólica e centro da cidade de Areia Branca/RN. 

No projeto além do curso de informática básica os alunos participaram de oficinas culturais (dança, música, teatro), dinâmicas de grupo, palestras educacionais, passeios, rodas de conversas para socialização de lendas no Telecentro, etc. 

Desta forma, o projeto foi elaborado com o objetivo de contribuir para a transformação social e melhoria da Comunidade por meio da inclusão digital, assim como para a inserção de crianças e adolescentes no mundo digital e na prática cidadã através da música, dança e teatro. Estiveram envolvidas no projeto as instituições: Gerência Executiva de Gestão Ambiental, Fundação Areia Branca de Cultura, Secretaria de Educação de Areia Branca e a Cia. Nossas Faces de Teatro.

Confira algumas fotos da entrega de certificados:

Monitor Italo Soares e o coordenador Carlos Alberto com os alunos do projeto comunitário.

Monitor Italo Soares com os alunos do turno matutino.

Monitor Italo Soares com os alunos do turno vespertino.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Projeto comunitário - 02/03/12





Desafio sobre rodas - Oficina de Micro Cinema



Curta produzida por monitores do Programa Telecentros.BR no XI Encontro de Monitores do Polo Nordeste em Natal (RN), dentro da Oficina de Micro Cinema, ministrada por Maurício Lídio Bezerra (Ativador de Rede do Polo Nordeste).

O vídeo fala sobre a acessibilidade e mostra que pequenas atitudes podem mudar o mundo. É relatado que uma jovem quis ajudar um cadeirante e ele não aceitou a ajuda dela. Porém ela desistiu de ajudá-lo, pois de alguma forma queria contribuir não só para a vida dele, como também para de outras pessoas que passam por estes mesmos problemas. Foi quando ela teve a ideia de utilizar as redes sociais para mobilizar as pessoas e conseguir realizar um grande manifesto para solução deste problema.

Encontro reúne educadores e monitores de vários programas de inclusão digital no RN

A tutora Ellen Balland coordena atividades no encontro. Italo Carlos e Rosi Torres das estações digitais participaram do evento em Natal. 

Nos últimos dias 27, 28 e 29 aconteceu em Natal-RN, o primeiro encontro de monitores da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital – Programa Telecentros.BR do Polo Nordeste com bolsistas do estado do Rio Grande do Norte.
O evento reúne monitores e educadores sociais de vários programas de inclusão digital com o objetivo de discutir as ações de projetos comunitários. Promovido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, entidade responsável pelo Polo Nordeste na Rede, o Encontro está acontecendo no hotel Porto Suítes de Natal com a presença de cerca de 20 participantes de vários municípios como Areia Branca, Apodí, Mossoró, Natal, entre outros.
Representando o Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil – Estação Digital estão participando do evento, os educadores sociais e bolsistas do programa Telecentros.BR Italo Soares e Rosi Torres de Areia Branca e Apodi, respectivamente que apresentaram seus projetos comunitários e a atuação do programa estação digital nas comunidades em que estão inseridas. Além deles, os monitores Wellington Alves e Fabiana Braz, ambos da Estação Digital de Mossoró, também participaram do evento.
Dentro da programação do encontro de formação também estão inseridas uma série de oficinas e dinâmicas, integração de grupos voltados para a articulação e ampliação das ações comunitárias por meio das das TIC’s, coordenadas pela tutora Ellen Balland.


Fonte: http://vozdeareiabranca.com.br