segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Atividade - Entendendo a Gestão de seu Telecentro!


Eu e o gestor/coordenador do meu telecentro, Carlos Alberto.
Você conhece o gestor do seu telecentro?
Conheço. Carlos Alberto Bezerra Júnior.

Quem é essa pessoa?
É o coordenador da estação digital Areia Branca.

Como esta pessoa virou gestor? Conte sua história.
Antes de ser gestor, ele já ministrava aulas de informática básica na Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz, onde foi voluntário durante um ano. Logo após, com a conquista do telecentro na cidade, ele foi indicado ao cargo pela competência, dedicação e facilidade de comunicação durante o período que desenvolveu as atividades na escola.

Como é o relacionamento dele com a comunidade?
O relacionamento é ótimo, onde ele procura manter sempre o bom humor, proporcionando um bom atendimento à comunidade.

Como é o seu relacionamento com ele?
É maravilhoso. Hoje posso dizer que somos amigos. Conversamos sobre o projeto, sobre as dificuldades que o telecentro enfrenta, sobre as melhorias na comunidade, etc.

Ela está todos os dias no telecentro? Qual horário?

Está de segunda a sexta no telecentro, das 14h:00 às 22h:00.

O que faz o seu gestor no período que está no telecentro?
Além de elaborar cronogramas, ofícios, relatórios, fichas de inscrição, cadastrar alunos no Gerenciador, ele também ministra aulas de informática básica e ajuda os usuários do telecentro no uso correto do computador.

Ele participa da sua formação?
Participa ativamente, perguntando sempre se eu tenho feito as atividades, postando matérias no site dele que já teve mais de 100 mil acessos, solucionando problemas nos primeiros meses que enfrentei com a bolsa, dificuldades no acesso na primeira semana do curso, passagens da 10ª OID.

Está disposto a te ajudar no Projeto Comunitário?

Ele já está me ajudando no projeto, participando de algumas atividades, ajudando com o material de apoio, como data show, lápis, cadernos, etc., participando das reuniões de planejamento...

Existem outras pessoas que ajudam no funcionamento do seu telecentro?
Existem pessoas que nos ajudam, mas de forma indereta, sendo alguns deles voluntários. O gestor preferiu que não fossem citados os nomes.

Caso não haja registre aqui:

Por que não existe o Conselho Gestor?
O conselhor gestor já existiu no telecentro, porém foi desativado.

Algum momento do telecentro existiu esse conselho? Por que não existe mais?
Existiu nos anos 2008 e 2009, só que foram enfrentadas muitas dificuldades para reunir todos nas reuniões, onde sempre faltava algum representante, o que os deixou desmotivados e aos poucos o conselho gestor se desfez. Infelizmente foi desativado.

Seu gestor, com sua ajuda estaria disposto a montar um Conselho Gestor?
Ele diz estar disposto, pois acredita que o conselho gestor pode contribuir na melhoria do telecentro e da comunidade.

Quais os benefícios que esse Conselho Gestor traria para o trabalho do seu Gestor? Para o seu trabalho? E para melhoria do Telecentro?
O gestor Carlos Alberto diz que os benefícios que o conselhor gestor pode trazer é ajudar na tomada de decisões, na resolução de problemas dentro do telecentro, bem como auxiliar na busca de parcerias, tornando o espaço aberto a discussão com a participação da comunidade e dos parceiros que compõem o programa. Para mim, o conselho gestor ajudaria na melhoria do projeto comunitário, que consequentemente trará melhorias para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário