Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aulas do Projeto Comunitário Cidadania Cultural na Estação Digital estão em andamento

Aulas do projeto comunitário voltaram a ser realizadas ontem, devido ao feriado do dia 15 e já conta com 25 alunos inscritos. No início apenas 16 crianças e adolescentes estavam inseridas no projeto, o que mostra que a cada dia o projeto tem crescido e se torna mais forte.

Amanhã teremos a primeira aula de teatro, com o orientador Carlos Costa, diretor do grupo de teatro Cia. Nossas Faces, que já trabalhou na Fundação Areia Branca de Cultura e atualmente é voluntário na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares.

Quer saber mais sobre o projeto? Confira o resumo e introdução:


RESUMO

O Projeto Cidadania Cultural na Estação Digital tem como objetivo identificar de que forma a informatização contribui nos processos de inclusão digital, bem como verificar de que maneira pode agir na transformação social de crianças e adolescentes das comunidades da Parabólica, Baixa da Maré e adjacências. Neste sentido, a iniciativa de realizar o projeto teve origem na necessidade que a comunidade enfrenta acerca dos problemas sociais e a falta de mecanismos educacionais que favoreçam as crianças e adolescentes, uma vez que muitos deles ingressam no mundo da criminalidade por falta de apoio, incentivos financeiros e pela falta de oportunidades que a sociedade lhes proporciona; em que se percebeu que a informática aliada da arte e cultura é uma ferramenta capaz de gerar a cidadania, a partir da avaliação dos fatos que alteram o comportamento da comunidade e interfere o seu desenvolvimento. Desta forma, buscou-se evidenciar de que maneira o projeto seria visto e encarado pela comunidade, tendo como suposição provável que será visto como um dos principais agentes de transformação social, que através da inclusão digital promove a cidadania. Para tanto, foram utilizadas pesquisas de natureza bibliográfica (livros, revistas, artigos e internet) e pesquisa de campo através de questionário aplicado à comunidade, a cerca de quais benefícios a Estação Digital Areia Branca (EDAB) poderia trazer para comunidade, onde nota-se com clareza que as pessoas necessitam de projetos sociais desta natureza e o apoiam por trazerem soluções para os problemas ocorrentes com as crianças e adolescentes da região.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a cada dia surgem novas tecnologias digitais e que esta aliada da arte, através da música, dança e teatro são subsídios eficazes na construção da cidadania.
Nesta perspectiva, o Projeto Cidadania Cultural tem como finalidade inserir as crianças e adolescentes das comunidades da Parabólica, Baixa da Maré e adjacências no mundo digital, onde através da arte poderão se tornar adultos conscientes do que fazem e cidadãos atuantes na comunidade. Desta forma, abordaremos essa questão social com o intuito de contribuir na melhoria da comunidade e enfatizar que é possível haver a transformação social através da inclusão digital.
Vale ressaltar que o projeto irá utilizar softwares livres, por eles permitirem a utilização, compartilhamento e aperfeiçoamento de programas gratuitamente e livremente. Desta maneira contribuirá significativamente no projeto comunitário visto que os alunos terão a visão de que os mecanismos financeiros não são necessariamente os principais agentes e causadores de transformação. Assim, nota-se que os softwares livres apresentam um leque de informações e benefícios para a comunidade. Informações estas, que podem ser adquiridas através da utilização e compreensão destes programas que possuem uma grande diversidade de ferramentas tecnológicas e atualmente se fazem altamente necessários na vida de todos.
A pesquisa teve como questão problema verificar se a inclusão digital é vista como uma ferramenta que contribui para a construção de uma sociedade mais justa. Assim, partindo da necessidade de incentivos políticos públicos, o Projeto Cidadania Cultural conta com parcerias com a Secretaria de Educação do município de Areia Branca, através da Fundação Areia Branca de Cultura (FUNDAC) e da Gerência Executiva de Gestão Ambiental.


Breve postaremos fotos e mais novidades... Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário