Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Mensagem do Dia

A Sabedoria clama nas ruas,
levanta a voz nas praças,
grita nos lugares de maior tumulto,
pronuncia seus discursos nas entradas e nas portas da cidade:
"Até quando, ó insensatos, amareis a insensatez,
e vós, insolentes, gozareis da insolência,
e vós, tolos, odiareis o saber?
Convertei-vos com as minhas admoestações!
Eis que vou derramar meu espírito sobre vós,
vou comunicar-vos minhas palavras.
Visto que vos chamei e recusastes,estendi a mão e ninguém fez caso,
rejeitastes todos os meus conselhos,
não aceitastes minhas repreensões.

(Provérbios de Salomão)

Proinfo Integrado certifica professores em Educação Digital

O Programa Informática na Educação (ProInfo) através de seus cursos de formação continuada para professores da rede pública de ensino, em parceria com a Prefeitura de Areia Branca através da Secretaria de Educação certificou hoje 30 professores em Educação Digital (Introdução a informática).
O encerramento aconteceu no salão do Centro Infantil Luiz Breno e contou com a presença dos professores que participaram do curso, do tutor da turma Gilson de  Souza com o Secretário de Educação Raimundo Lacerda e do coordenador da estação digital Carlos Júnior.
A professora Maria Lúcia da escola estadual Antonia Girland falou da importância do curso.
“Considero importante iniciativas como estas que promovem a capacitação do professor, principalmente na área de informática pois muitos ainda não conhecem essa tecnologia que chegou em todas as escolas”
O Secretário de Educação Raimundo Lacerda parabenizou os concluintes e convidou os docentes para dar continuidade ao aprendizado em informática com novos cursos do ProInfo Integrado e também anunciou a abertura de inscrições em um curso de férias voltadas para professores na Estação Digital.
O curso teve duração de 40 horas e trabalhou questões básicas de introdução a informática focada para o uso cotidiano do computador na sala de aula e a contou com participação de professores das escolas municipais e estaduais.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Poema do Monitor Abidias

Neste espaço deixarei um poema criado pelo colega monitor Abidias Rocha que reside na Bahia, como forma de ajuda no compartilhamento e divulgação. Espero que gostem e o espaço está aberto para comentários. 

MEU LAMENTO (UM POEMA DE DESABAFO)

Descrevo meus lamentos em forma de versos
Desejei o tudo e o nada
Mais eis que consegui o ultimo dos dois; saborei-me 
Como pude, sacie-me como um desvalido e sedento por água das delicias do pecado.

Mesmo sendo o miserável dos miseráveis,
Fui amado, aplaudido e na contrapartida
Um ser odiado; mas por quem?
Meus inimigos são inumeráveis
Meus gritos são ensurdecedores, mas, debalde corro ao socorro do acaso, pois, o mesmo Jamais existiu, apenas Deus, esse sim, existe antes da existência do existente.

Busquei forças mais sem sucesso,
Busquei ajuda nas portas do conhecimento (livros)
Mais o vazio ainda existia dentro de mim; Schopenhauer sendo o filosofo e psicologo da Vontade não me trouxe luz esclarecedora para minhas lutas;
Platão, Sócrates, Aristóteles e todos os outros que me ensinaram algo,
Confesso, não conseguiram preencher o maldito vazio que me entristece e me faz sofrer; Continuo minha jornada as vezes sem sentido e sem direção.

Me restaram apenas duas palavras de consolo:

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
(João 8:32)

“Considera-se a tragédia, e com razão, o gênero poético mais elevado, tanto do ponto de vista da dificuldade do trabalho em si mesmo, tanto da impressão que produz no espectador” (A Memória Viva de Schopenhauer [páginas 156 e 157] [Edição de 1952]].

ABIDIAS ROCHA [18.07.11]

A Mensagem do Dia

A palavra do dia encontra-se na Bíblia Sagrada, no livro Provérbios de Salomão, capítulo 2, versículos 1 ao 6.
Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dia do manguezal em Areia Branca é comemorado com atividades em salinas

Nesta terça feira, (26), foi comemorado o dia do manguezal. A data está incluída no calendário ambiental municipal e várias ações foram desenvolvidas para marcar a data.
A gerência executiva de Gestão Ambiental em parceria com empresas do setor salineiro convidou estudantes das Escolas Geralda Cruz, Vingt Rosado e Hercília Noronha para participar de um ciclo de palestras sobre a importância do manguezal e ainda realizaram replantio de mudas de mangue no estuário do rio. A ação que aconteceu durante todo o dia de hoje (26), contou com apoio das empresas salineiras Norsal, Cimsal e Salinor.

De acordo com Julimar França, assessor técnico da Gerência de Gestão Ambiental, “… a participação dos alunos foi bastante proveitosa e foi possível produzir subsídio pedagógico para que o tema seja abordado também em sala de aula.” disse.
A atividade ambiental ressaltou a importância da preservação dos ecossistemas com foco para o estuário do rio e dos manguezais como berço de diversas espécies marinhas e também para a economia local, já que o mangue influencia na qualidade do sal produzido nas salinas de nossa cidade.
    Estudantes participaram da ação em comemoração ao dia do manguezal.




Projeto Cinematográfico Curta a Vida chega em Areia Branca

O Presidente da Fundação Areia Branca de Cultura Ramon Rodney, recebeu dois cineastas, Geraldo Cavalcante e Buca Dantas do projeto cinematográfico curta a vida que será gravado em Areia Branca com artistas locais. O tema do filme será escolhido dia 17 de Agosto, antes do início das filmagens, onde seis cursos serão oferecidos: Interpretação para cinema e tv, roteirista, realização e direção de filmes, edição de som e imagem, realização de midia impressa e captação de som direto. 115 areibranquenses serão beneficiados com os cursos, o conteúdo do filme será baseado num fato real acontecido no município.


Cineastas (à direita e esquerda), presidente da FUNDAC Ramon Rodney (no centro) e Paulo Cezar Brito (atrás)


Fonte: http://portalcostabranca.blogspot.com/2011/07/projeto-cinematografico-curta-vida.html

A Mensagem do Dia

A partir de hoje iremos colocar diariamente uma mensagem, reflexão, textos bíblicos e críticas ou alertas à sociedade. E você está convidado para sugerir, comentar ou acrescentar algo que achou interessante e não conteve na mensagem. Para começar deixaremos uma reflexão:


"Quando adiamos a colheita, os frutos apodrecem. Mas quando adiamos os problemas, eles não param de crescer."
Até quando iremos adiar os problemas? Porque não tentar resolvê-los hoje? Não deixe para depois o que pode fazer agora!

terça-feira, 26 de julho de 2011

O que se vê na mídia

Vamos parar para pensar um pouquinho: como os temas em pauta na mídia influenciam nossos bate-papos na família e no trabalho, nossos pensamentos, nossos desejos e às até os nossos sonhos, expectativas, planos para alcançar o que desejamos? Para isto, foi realizada uma entrevista e você está convidado para conferi-la a seguir.


Notícia 1: A morte da cantora Amy Winehouse, onde foi mencionada nos jornais (5 vezes) Revistas (3 vezes), Rádio (2 vezes), TV (8 vezes) e Internet (6 vezes). Foram entrevistadas 12 pessoas.

Notícia 2: Casal Gay em novelas de horário nobre (Rede Globo e SBT), onde foi mencionada nos jornais (2 vezes) Revistas (3 vezes), Rádio (0 vezes), TV (4 vezes) e Internet (3 vezes). Foram entrevistadas 6 pessoas.

Notícia 3: Sucesso do Humorista Rodrigo Sant'Anna que interpreta Valéria no Zorra Total "Ai como eu tô bandida", onde foi mencionada nos jornais (1 vez) Revistas (2 vezes), Rádio (1 vez), TV (5 vezes) e Internet (6 vezes). Foram entrevistadas 6 pessoas.


Após a pesquisa e análise dos dados estatísticos podemos notar que a Televisão é o meio de comunicação que mais dá ênfase aos noticiários e em seguida a Internet, mas como o nosso objetivo não é verificar qual a ferramenta de comunicação mais atuante, iremos deixar alguns questionamentos e comentários acerca das notícias mais comentadas durante essa semana.
Primeiramente abordaremos a morte da Cantora Amy Winehouse que tem causado muita polêmica e sem dúvidas foi um dos temas mais comentados nos últimos dias em todo o mundo. Ontem conversei com a monitora Ane-Eyre e hoje com a Jully que apresentou dois temas que foram comentados pelas pessoas que entrevistei (A morte de Amy Winehouse e o vexame da seleção brasileira) e outro tema distinto. Assim, nota-se que em todos os lugares as pessoas estão tendo a mesma visão, onde são altamente influenciadas pela mídia. Quanto ao caso da morte da cantora, em maior parte dos noticiários a mídia tenta alertar a população que as drogas só trazem destruição, porém há alguns jornais que retratam as drogas com uma riqueza de detalhes (o que ela causa, quais os efeitos antes e depois, como usar, como comprar) que de certa forma estimula as pessoas usarem. Não estamos sendo radicais, apenas realistas. Pensemos bem, se você estivesse passando por um grande problema e quisesse resolvê-lo a qualquer custo e não encontrasse solução e de repente assistisse um noticiário desse provavelmente iria ver a droga não como um problema, mas como uma solução. Digo isto, pois já vi muitos casos deste tipo, inclusive com um familiar que hoje já encontra-se curado deste mal.
Outro tema bastante repercutido nesses últimos dias foi surgimento dos casais gays em novelas de horário nobre, onde pessoas de todas as idades assistem, inclusive as crianças. O SBT através da novela Amor & Revolução colocou no ar cenas de pessoas do mesmo sexo se beijando, onde durante as semanas seguintes foi um dos temas mais comentados, muitas vezes até criticado pela mídia, no qual o diretor teve que recuar e fazer com que as cenas do casal de mulheres “esfriasse”. Do mesmo modo ocorreu na novela Insensato Coração da Rede Globo, onde o diretor teve medo de expor cenas íntimas do casal gay de homens. Em ambas as novelas, o intuito é apenas aumentar o ibope das emissoras, visto que não respeitam os sentimentos das pessoas e não mostram a realidade que os gays ainda enfrentam hoje em dia. Elas fazem uma maquiagem da situação, onde as famílias aceitam com muita facilidade esse tipo de relacionamento, onde sabemos que na vida ral não é bem assim. Outro ponto a ser destacado é que o horário deveria respeitar as crianças, que por estarem crescendo e criando sua personalidade sentem-se pressionadas a terem esta opção sexual. Não estou dizendo que não devem conter cenas como estas em novelas, pelo contrário acho que é muito importante abordarmos temas de responsabilidade social e diversidade, mas isso deve ser encarado com mais seriedade, pois se começaram a dar espaço para estes casos porque não continuaram? Porque não colocaram mais no ar cenas íntimas desses casais? Porque essa “censura”?
E por fim, colocaremos o sucesso repentino do humorista Rodrigo Sant'Anna que interpreta a personagem Valéria (Ai como tô bandida) no Programa Zorra Total que vai ao ar aos sábados na Rede Globo. A maioria dos entrevistados comentaram que esse personagem é muito engraçado, mas por trás de toda essa diversão e comédia que muitos não veem, notamos a questão pejorativa, onde nesse quadro do programa a “Valéria” passa praticamente toda apresentação humilhando e hostilizando sua amiga “Janete”. Será que as pessoas gostariam de ser humilhadas e aceitar isso na maior tranquilidade? É claro que não. Sabemos que hoje, as pessoas são movidas pela arrogância, avareza e prepotência e jamais aceitam que ninguém as pise, menospreze e humilhe, afinal é um direito de todos ter respeito e dignidade. Mas a mídia coloca este tema de uma forma tão simples e encara este fato como se a “Janete” não tivesse caráter e não fosse capaz de fazer nada correto, como conseguir um namoro que durasse mais de 10 minutos, como foi passado no último sábado (23). Em algum momento o quadro mostra amor e lealdade entre as amigas? Não! Estes são os verdadeiros sentimentos que um amigo sente pelo outro, mas se a mídia colocá-los não iria fazer sucesso algum não é verdade? Precisamos ficar alertas como que vemos e ouvimos.
Outros temas foram comentados pelos usuários do telecentro, como o início do Reality Show A Fazenda da Rede Record, onde quase todos estão na expectativa de quem será eliminado na primeira roça. Sei que a entrevista deveria conter apenas três temas mais comentados, porém creio que estes não são menos importantes visto que, não podemos deixar que a tevê nos domine e precisamos alertar as pessoas que enquanto assistirmos esses realitys (A Fazenda, BBB) eles irão continuar indo ao ar. Algum de vocês imaginam a imensidão de dinheiro que estes programas arrecadam nas votações? Será que se utilizássemos esse dinheiro em algo útil, como ajudar crianças carentes, investir na educação e saúde seria melhor? Tenho certeza absoluta que poucas pessoas iriam contribuir em projetos como os relatados acima, mas para a mídia contribuem em grande massa, muitas vezes por falta de conhecimento.
Por fim, gostaria de acrescentar os temas ocorrentes no município de Areia Branca e relatados pelos usuários, onde o assassinato do traficante conhecido como Godé foi bastante mencionado na rádio local e pelos moradores. Nos últimos anos, Areia Branca que era uma cidade calma e pacata tem sofrido pela marginalidade e criminalidade, ocasionada em maior parte da vezes em virtude das drogas. No final dessa semana a polícia militar fez uma operação tentando minimizar os efeitos da violência no município, que na última semana sofreu vários assaltos nos estabelecimentos comerciais. Operação esta que rendeu numa tragédia, onde este assaltante feriu dos policiais com uma faca e infelizmente eles tiveram que tirar a vida deste homem. Outro assunto bastante comentado no município é o fim da greve dos professores, que durou 79 dias e prejudicou milhares de estudantes da rede estadual de ensino. Porém, a greve ainda continua na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e prejudica mais de 12 mil universitários (inclusive eu). 
Assim, fica claro que a mídia não mostra o que a população quer ver, mas sim o que ela quer vender! E você, vai deixar que a mídia lhe domine?

sábado, 23 de julho de 2011

Entrevista sobre Compartilhamento de Informações

Para que eu pudesse ter uma visão de quais os meios de compartilhamento mais utilizados pela comunidade fiz uma pequena entrevista com dez pessoas com as seguintes questões:

1)      Quais os meios de compartilhamento de informações você utiliza?
2)      Qual o mais utilizado?

Entrevistados/ Respostas:

Talita do Vale – 10 anos

1)      Celular e internet.
2)      Internet, onde utilizo o MSN para falar com os amigos.

Melissa Renata – 14 anos

1)      Celular, internet, carta (na maioria das vezes e-mail)
2)      Na internet utilizo várias redes sociais como Orkut, blog, facebook, formspring, mas principalmente o twitter, confesso que sou viciada e não vivo sem ele.

Thalía Izabella – 14 anos

1)      Celular e internet para me comunicar com as amigas.
2)      Antes eu era fã de celular, mas hoje uso mais a internet por poder falar de graça e de forma rápida através do Skype, MSN e Orkut.

Izabel Soares – 36 anos

1)      Celular, carta comercial, fax, livros e revistas e de vez em quando verifico o e-mail no computador através da internet.
2)      Sem dúvidas o celular.

Francisca das Chagas – 62 anos

1)      O celular e confesso que prefiro as conversas de tarde e de noite na calçada com minhas amigas. Não consigo mexer no computador por problemas na visão, mas já utilizei e-mail há alguns anos antes de ter esse problema. Recebo informações da televisão, rádio e jornal, porque meu marido lê pra mim.
2)      O que mais uso é o celular pra falar com meus filhos que moram longe, um em Santos e o outro em Natal e com meus netos que cuidam de mim.

Thaís Tâmara – 12 anos

1)      Celular, MSN, revista colírio capricho, Orkut, revistas de horóscopo, facebook.
2)      MSN pelo simples fato de não ter que pagar nada pra falar, apesar do celular ter muitas promoções, nem sempre os contatos são da mesma operadora.

Luiz Josué – 08 anos

1)      Computador – Orkut, MSN e jogos.
2)      MSN para falar com minha mãe que trabalha em outra cidade e só vem pra casa no final de semana e com meus amigos da escola.

Jardel Santos – 12 anos

1)      Celular e telefone residencial, não sou muito fã de internet, só uso ela pra jogar GTA.
2)      Celular

Evanilson Silva – 15 anos

1)      Celular, telefone fixo (no estágio do curso) e computador.
2)      Celular

Maria Rosana – 11 anos

1)      O computador pelo MSN que falo com meu irmão que mora em Santos e o vejo no webcam e o celular que falo com minha mãe, meu pai, amigos e familiares.
2)      Celular

Desta forma, pode-se observar claramente que os meios de compartilhamento mais utilizados pelos entrevistados são o celular e internet. A seguir, farei uma análise mais detalhada, na qual 50% dos entrevistados responderam que se utilizam do celular e 50% da internet, onde os que usam a internet possuem uma diversidade dos meios que navegam que serão expostos na lista abaixo.

1)      MSN                   5)      Skype
2)      Orkut                  6)      Facebook
3)      E-mail                 7)      Outras Redes Sociais
4)      Twitter                8)      Livros e Revistas




Assim, verifica-se que grande parte das pessoas utiliza a internet pela facilidade de comunicação que este recurso as dispõe, onde se utilizam programas gratuitos (disponibilizados gratuitamente para downloads), nos quais as pessoas se comunicam de forma rápida e gratuitamente, através do MSN, Orkut, Skype, entre outros.
      Mas, percebemos que com o avanço da internet, as pessoas se esqueceram do contato e diálogo presencial, que antigamente era o cotidiano de todos conversarem na calçada, sentar na roda, ascender à fogueira e contar histórias. Também notamos que muitos dos entrevistados só buscam a internet para navegar nas redes sociais e se esquecem do universo de caminhos que a internet pode lhes proporcionar, através de sites educativos, jornais e noticiários. Assim, é papel do monitor mostrar essas possibilidades aos usuários do telecentro e a diversidade de ferramentas de comunicação disponíveis não somente na internet, como também no cotidiano. Podemos formar grupos de jovens que se reúnam semanalmente para discutirmos temas de interesse deles e educativos como adolescência, drogas e violência, conversar sobre sites que ajudem no aprendizado para quem irá prestar vestibular ou ENEM. São muitos os caminhos possíveis para esta transformação, basta apenas sonhar, planejar e executar da melhor forma possível.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Afinal, o que é tecnologia?

Nesta nota irei expressar brevemente as tecnologias disponíveis no telecentro e apresentar meu ponto de vista em relação a tecnologia. O espaço está aberto para comentários.

Tecnologia é a teoria e prática das técnicas de utilização de ferramentas científicas e empíricas, que hoje se faz essencial para a sobrevivência do homem. Ou seja, tecnologia nada mais é que o homem desenvolver algum feito que venha transformar a vida da humanidade, como exemplo a invenção do computador, televisão, carro, etc.





Podemos observar a tecnologia do telecentro em dois pontos: físicos elógicos.
Na parte física do telecentro encontramos algumas dificuldades, como aparelhos antigos danificados (impressora) e não possuímos câmeras digitais. Mas podemos dizer que contamos com uma boa estrutura, visto que dos 11 computadores disponíveis (1 servidor e 10 usuários), 10 estão funcionando corretamente e são equipamentos atuais (Monitor LCD, Memória de 1 GB). Além disso, possuímos um Data Show e ambiente climatizado.
Quanto a parte lógica contamos com sistemas operacionais desoftwares livres atuais e internet com velocidade de 100,0 Mbps que tem facilitado a compreensão dos alunos e colaborado na utilização dos equipamentos em cursos de informática básica e cursos online (empreendedorismo, inglês, espanhol, etc.) e navegação na internet, em grande parte nas redes sociais. 


Acredito que os recursos disponíveis são bem utilizados, mas podemos mostrar aos jovens outra visão do telecentro, pois eles só o buscam para ter acesso as redes sociais. Assim, temos que motivá-los a buscarem aperfeiçoar seus conhecimentos, como exemplo mostrando possíveis caminhos de ingressarem no mercado de trabalho através de cursos no CIEE, vídeo-aula para o ENEM, etc.
Seria muito interessante se pudéssemos adquirir novos equipamentos como impressora, (a atual não está funcionando) e webcam para todos os usuários (no momento somente o servidor possui).
Creio que a maior invenção do mundo foi Deus ter criado o homem, pois é através de nós mesmo que podemos ter acesso às tecnologias e tudo que há no mundo. Já pensou para que existiria um computador se não houvesse alguém para utilizá-lo? Ou melhor, quem poderia criar um computador senão nós mesmos? Se não existíssemos, nada disso seria possível. Nós somos os responsáveis pela evolução mundial revolução tecnológica!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lendas e Mitos da Comunidade

Iniciei a atividade Lendas da Comunidade na qual inicialmente tenho entrevistado algumas pessoas acerca das lendas e fatos populares ocorrentes principalmente nos antepassados da comunidade. A seguir citarei algumas lendas contadas por crianças, jovens e adultos da comunidade.




Por José Arimateia (49 anos) e Maria das Graças (47 anos)

Segundo relato desses moradores os avós deles contavam e hoje eles recontam que em Areia Branca havia um homem chamado Manezinho que durante as noites se transformava em lobisomem e assombrava os moradores da rua nas proximidades do atual Campo de Futebol Gentil Fernandes. Eles afirmam que anos antes deste homem falecer já não virava mais lobisomem pelo fato de existir energia elétrica e a família dele descobriu que ele passava por esta sinistra transformação quando ele chegava em casa com as vestes rasgadas e os braços arranhados.

Segundo Francisca das Chagas (62 anos), esta lenda narra um fato que ocorreu no cemitério da cidade e que por já terem se passado muitos anos ela não lembra com veracidade de dados o que ocorreu, mas ela tentou descrever da seguinte maneira: - Certo homem ao voltar de um sepultamento ficou por mais tempo que as demais pessoas no cemitério e ouviu um chamado de uma voz que clamava por fósforo para acender um cigarro. Ele muito curioso aproximou-se para ver do que se tratava e chegando cada vez mais perto da voz subiu no muro para ver do que se tratava. Porém ele surpreendeu-se, pois quem pedia o fósforo não era uma pessoa constituída de matéria, mas sim o espírito da pessoa que havia falecido e sepultada a poucos minutos, na qual estava com os dentes dourados e os olhos como chamas de fogo que fez este homem correr e fugir de pânico.

Segundo Thalía Izabella (14 anos) a avó dela contava que antigamente havia uma burrinha que perseguia os moradores nas noitadas areiabranquenses. Ela também relata que na verdade esta burrinha era um homem que sofria esta trágica transformação por ter recebido uma maldição de família.

Por Rafael Pereira (21 anos)

- Certo dia do mês de junho de 2011 ele estava na casa do ancião onde trabalha quando repentinamente viu passar uma mulher com mais de dois metros de altura com vários anões em volta dela, que ficaram apoiados no muro e observando as pessoas ao redor. Ninguém viu isso, somente ele que ficou surpreso com as vestes destes seres (roupas pretas e olhos vermelhos) que o assustaram. Segundo ele, eram demônios que vinham tragar as almas e aquela mulher de dois metros de altura era a líder dos anões diabólicos.

Por Dayane Gregório (10 anos)

Esta criança soube desta lenda através de um programa de TV, onde ficou tão assustada que comentou com a mãe e irmãos. A lenda relata sobre filhos desobedientes, onde um garoto chamado Joãozinho vivia infernizando a vida de todos que estavam a sua volta e tinha prazer em deixar sua mãe com raiva. Certo dia ele fugiu de casa e deixou todos aflitos. Talvez este tenha sido o último dia que ele viveu como pessoa, pois nunca mais ele retornou à sua casa, mas todos os dias vagava pelas ruas inquietando as pessoas. Segundo Dayane, ele foi atropelado por um trem e desde então sua alma vagava pela terra e nunca teria paz e descanso.





Há uma diversidade imensa entre as lendas e fatos contados por cada um, pois é esta diferença que nos motiva a viver e nos dá forças para enfrentar as dificuldades da vida. Breve postarei mais lendas e reunirei todos que as contaram na produção de um vídeo. 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Entrevista sobre Identidade Cultural

Foram entrevistados quatro freqüentadoras da Estação Digital e duas moradoras do bairro onde vivo com as seguintes questões sobre identidade:

1) O que é identidade para você?
2) Devemos ser todos iguais na forma de pensar e agir?
3) Como conviver com quem é diferente de você?

Entrevistados/Respostas:

Melissa Renata - 14 anos

1) Eu penso da melhor maneira possível, penso bastante antes de fazer algo, pra não cometer erros.
2) Não, pois pensamos e temos opiniões diferentes.
3) Normalmente, afinal, devemos aceitar as pessoas do jeito que elas são.

Isabela Bernardes M. Costa - 15 anos

1) É a forma de cada um viver.
2) Não, porque cada um tem sua forma de pensar e agir.
3) Conversar com todos para entendê-los e confiar mais nas pessoas.

Maria Rosana de Souza - 11 anos

1) É a forma de cada um se comportar.
2) Não, pois ninguém é igual a ninguém, as pessoas pensam diferente umas das outras.
3) Normalmente, porque pelo fato das pessoas serem diferentes, não há motivos para gerar brigas, pois isso não altera sua vida.

Talita do Vale - 10 anos

1) É a gente amar nossa família e amigos.
2) Não, porque cada um tem suas escolhas.
2) A gente tenta, mas quase nunca consegue.

Natalyana Raynara - 13 anos

1) É você ter sua própria personalidade.
2) Não, porque cada um tem seus propósitos e somos todos diferentes.
3) Respeitando as diferenças.

Thaís Tâmara - 12 anos

1) É cada um ter seus costumes que vem da família e amigos.
2) Não, pois temos opiniões e gostos diferentes.
3) Temos que saber lidar com as diferenças, respeitando a todos sem distinção de cor, religião ou sexo.



Após uma análise dos dados pude perceber que todos tiveram o mesmo foco: Respeitar as diferenças! E desta forma, concordo plenamente com cada um que contribuiu com seu depoimento, pois o respeito é fundamental para que possamos viver em harmonia uns com os outros. E acrescento que a identidade e personalidade de cada um são construídas num processo de aprendizagem contínuas, onde desde a infância temos a percepção do que é agradável a nós e buscamos satisfazer essas vontades, na qual através de grupos de pessoas com os mesmos interesses nos reunimos e construímos laços de amizade.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Mapeamento da Comunidade

Qual o papel do monitor na melhoria das instâncias comunitárias?

Após fazer uma análise detalhada da atual situação em que o bairro se encontra, pudemos fazer um levantamento de dados sobre as instâncias comunitárias existentes, onde podemos notar com clareza que há muitas, porém algumas não funcionam adequadamente. A seguir faremos uma abordagem sistemática citando-as com informações detalhadas.

Primeiramente verificamos se havia associação do bairro e constatamos que há uma associação dos moradores que possui um líder que juntamente com os moradores lutam por melhorias e reivindicam qualidade na saúde e educação, porém no momento estão buscando soluções aos problemas com esgotos, através da implantação de saneamento básico no bairro. Constata-se que esta associação é bastante organizada, onde o líder executa as atividades com a colaboração de todos e não individualmente.

Podemos também destacar as escolas, onde encontramos uma de natureza pública (Escola Municipal Valdecir Nunes da Silva) que atende crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano e recebem incentivos públicos da Prefeitura Municipal de Areia Branca e uma de natureza privada (Instituto Dantas Monteiro) que além de oferecer ensino infantil, fundamental e médio, possui responsabilidade social, onde apóia o telecentro nos incentivos financeiros. Quanto estas instâncias não há aspectos negativos, visto que são escolas bem preparadas para atender a comunidade e promover a cidadania

Agora destacaremos relevantes espaços da comunidade, visto que reúnem pessoas de diferentes idades, etnias e costumes em busca de um só objetivo: promover a cultura. Espaços estes que podemos citar são os de lazer e cultura, que no bairro há vários, mas para não nos estendermos muito destacaremos apenas dois, visto que são os mais impactantes. Existe o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) que realiza atividades de dança, teatro, música, capoeira, desenho, futsal e promove ambientes propícios de lazer às crianças e adolescentes de baixa renda. Este programa recebe apoio do governo e do município, onde auxilia as crianças com bolsas. Há também a Fundac (Fundação Areia Branca de Cultura), que como o próprio nome diz busca promover e resgatar a cultura areia-branquense e semelhante ao Peti também oferece aulas de dança, teatro, violão e possui um grande diferencial: a orquestra filarmônica. A Fundac é uma instituição filantrópica que se sustenta através de doações e enfrenta alguns problemas, visto que nem sempre há disponibilidade de materiais a serem ofertados aos alunos. Há alguns anos verifica-se a necessidade da compra de novos instrumentos, que por diversas vezes tiveram que passar por manutenção. Assim, nós como monitores devemos juntamente com os responsáveis da Fundac reivindicar e fazer levantamentos de propostas a serem entregues as autoridades locais para que este espaço possa receber incentivos públicos para manter as atividades existentes e implantar novas atividades de acordo com as necessidades da comunidade.

Nesta comunidade também possuí centros religiosos, que podemos falar com grande louvor da diversidade, onde há centro espírita, igreja católica e igreja evangélica.

Porém, como nem tudo é perfeito há algumas implicações na comunidade que podemos agregar pela falta de posto policial, que apesar da comunidade ser pequena (a cidade possui apenas 25 mil habitantes), não há policiamento disponível em cada bairro e há apenas uma unidade policial que se encontra distante do bairro.

Outro aspecto negativo a ser relatado é que no telecentro há um conselho gestor, que apesar de ajudarem com incentivos financeiros há algum tempo não estão atuando de forma ativa (não participam das reuniões, não acompanham o desenvolvimento do telecentro). Assim, devemos mobilizá-los e despertar novamente o interesse de estar juntamente conosco nas atividades, pois devemos andar de mãos dadas para que façamos a Estação Digital acontecer e possamos impactar a comunidade positivamente.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Inscrições do Enem 2011 foram realizadas na EDAB

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM puderam ser realizadas na Estação Digital gratuitamente, onde jovens e adultos interessados em testar seus conhecimentos e em busca de ingressarem num curso de nível técnico ou superior terão esta oportunidade.

As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro deste ano. Os inscritos devem ficar atentos aos locais das provas.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Dias e Horários de Atividades desenvolvidas na EDAB


De segunda à sexta-feira, nos seguintes horários:

Manhã - Curso de Informática Básica (das 08:00 às 12:00 horas)

Tarde - Curso de Informática Básica e Empreendedorismo (das 14:00 às 17:00 horas)

NoiteAcesso a Internet gratuitamente (das 18:00 às 22:00)

Curiosidades

Pessoal, os alunos da Estação Digital fizeram uma pesquisa e estamos trazendo aos leitores desta coluna, palavras e gírias de alguns estados brasileiros...


ESTADO

PALAVRA

SIGNIFICADO

Acre

Pardo

Escuro

Alagoas

Iapos

Certo, correto

Alagoas

Macaxeira

Mandioca, aipim

Amazonas

Ajuri

Grupo de pessoas reunidas

Espírito Santo

Muqueca

Peixe

Espírito Santo

Mariola

Doce de banana

Goiás

Cuá

Não

Maranhão

He-eim

Concordância

Mato Grosso

Vôte

Espanto com algo

Minas Gerais

Trem

Coisa, objeto

Rio de Janeiro

Mina

Menina

Rio Grande do Norte

Manicaca

Homem dominado pela mulher

Rio Grande do Norte

Resenha

Fofoca

Rio Grande do Sul

Maçanico

Dança gaúcha

Rio Grande do Sul

Sacana

Sem caráter

Rio Grande do Sul

Fandango

Baile gaúcho

Roraima

Delicinha

Usada para delícias



Alunos participantes:
Yanka Souza,
Daniel Miranda,
Talita Miranda,
Maria Rosana,
Maria Beatriz,
Priscila do Vale,
Krystian Gonzaga