Powered By Blogger

sábado, 23 de julho de 2011

Entrevista sobre Compartilhamento de Informações

Para que eu pudesse ter uma visão de quais os meios de compartilhamento mais utilizados pela comunidade fiz uma pequena entrevista com dez pessoas com as seguintes questões:

1)      Quais os meios de compartilhamento de informações você utiliza?
2)      Qual o mais utilizado?

Entrevistados/ Respostas:

Talita do Vale – 10 anos

1)      Celular e internet.
2)      Internet, onde utilizo o MSN para falar com os amigos.

Melissa Renata – 14 anos

1)      Celular, internet, carta (na maioria das vezes e-mail)
2)      Na internet utilizo várias redes sociais como Orkut, blog, facebook, formspring, mas principalmente o twitter, confesso que sou viciada e não vivo sem ele.

Thalía Izabella – 14 anos

1)      Celular e internet para me comunicar com as amigas.
2)      Antes eu era fã de celular, mas hoje uso mais a internet por poder falar de graça e de forma rápida através do Skype, MSN e Orkut.

Izabel Soares – 36 anos

1)      Celular, carta comercial, fax, livros e revistas e de vez em quando verifico o e-mail no computador através da internet.
2)      Sem dúvidas o celular.

Francisca das Chagas – 62 anos

1)      O celular e confesso que prefiro as conversas de tarde e de noite na calçada com minhas amigas. Não consigo mexer no computador por problemas na visão, mas já utilizei e-mail há alguns anos antes de ter esse problema. Recebo informações da televisão, rádio e jornal, porque meu marido lê pra mim.
2)      O que mais uso é o celular pra falar com meus filhos que moram longe, um em Santos e o outro em Natal e com meus netos que cuidam de mim.

Thaís Tâmara – 12 anos

1)      Celular, MSN, revista colírio capricho, Orkut, revistas de horóscopo, facebook.
2)      MSN pelo simples fato de não ter que pagar nada pra falar, apesar do celular ter muitas promoções, nem sempre os contatos são da mesma operadora.

Luiz Josué – 08 anos

1)      Computador – Orkut, MSN e jogos.
2)      MSN para falar com minha mãe que trabalha em outra cidade e só vem pra casa no final de semana e com meus amigos da escola.

Jardel Santos – 12 anos

1)      Celular e telefone residencial, não sou muito fã de internet, só uso ela pra jogar GTA.
2)      Celular

Evanilson Silva – 15 anos

1)      Celular, telefone fixo (no estágio do curso) e computador.
2)      Celular

Maria Rosana – 11 anos

1)      O computador pelo MSN que falo com meu irmão que mora em Santos e o vejo no webcam e o celular que falo com minha mãe, meu pai, amigos e familiares.
2)      Celular

Desta forma, pode-se observar claramente que os meios de compartilhamento mais utilizados pelos entrevistados são o celular e internet. A seguir, farei uma análise mais detalhada, na qual 50% dos entrevistados responderam que se utilizam do celular e 50% da internet, onde os que usam a internet possuem uma diversidade dos meios que navegam que serão expostos na lista abaixo.

1)      MSN                   5)      Skype
2)      Orkut                  6)      Facebook
3)      E-mail                 7)      Outras Redes Sociais
4)      Twitter                8)      Livros e Revistas




Assim, verifica-se que grande parte das pessoas utiliza a internet pela facilidade de comunicação que este recurso as dispõe, onde se utilizam programas gratuitos (disponibilizados gratuitamente para downloads), nos quais as pessoas se comunicam de forma rápida e gratuitamente, através do MSN, Orkut, Skype, entre outros.
      Mas, percebemos que com o avanço da internet, as pessoas se esqueceram do contato e diálogo presencial, que antigamente era o cotidiano de todos conversarem na calçada, sentar na roda, ascender à fogueira e contar histórias. Também notamos que muitos dos entrevistados só buscam a internet para navegar nas redes sociais e se esquecem do universo de caminhos que a internet pode lhes proporcionar, através de sites educativos, jornais e noticiários. Assim, é papel do monitor mostrar essas possibilidades aos usuários do telecentro e a diversidade de ferramentas de comunicação disponíveis não somente na internet, como também no cotidiano. Podemos formar grupos de jovens que se reúnam semanalmente para discutirmos temas de interesse deles e educativos como adolescência, drogas e violência, conversar sobre sites que ajudem no aprendizado para quem irá prestar vestibular ou ENEM. São muitos os caminhos possíveis para esta transformação, basta apenas sonhar, planejar e executar da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário