terça-feira, 12 de julho de 2011

Mapeamento da Comunidade

Qual o papel do monitor na melhoria das instâncias comunitárias?

Após fazer uma análise detalhada da atual situação em que o bairro se encontra, pudemos fazer um levantamento de dados sobre as instâncias comunitárias existentes, onde podemos notar com clareza que há muitas, porém algumas não funcionam adequadamente. A seguir faremos uma abordagem sistemática citando-as com informações detalhadas.

Primeiramente verificamos se havia associação do bairro e constatamos que há uma associação dos moradores que possui um líder que juntamente com os moradores lutam por melhorias e reivindicam qualidade na saúde e educação, porém no momento estão buscando soluções aos problemas com esgotos, através da implantação de saneamento básico no bairro. Constata-se que esta associação é bastante organizada, onde o líder executa as atividades com a colaboração de todos e não individualmente.

Podemos também destacar as escolas, onde encontramos uma de natureza pública (Escola Municipal Valdecir Nunes da Silva) que atende crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano e recebem incentivos públicos da Prefeitura Municipal de Areia Branca e uma de natureza privada (Instituto Dantas Monteiro) que além de oferecer ensino infantil, fundamental e médio, possui responsabilidade social, onde apóia o telecentro nos incentivos financeiros. Quanto estas instâncias não há aspectos negativos, visto que são escolas bem preparadas para atender a comunidade e promover a cidadania

Agora destacaremos relevantes espaços da comunidade, visto que reúnem pessoas de diferentes idades, etnias e costumes em busca de um só objetivo: promover a cultura. Espaços estes que podemos citar são os de lazer e cultura, que no bairro há vários, mas para não nos estendermos muito destacaremos apenas dois, visto que são os mais impactantes. Existe o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) que realiza atividades de dança, teatro, música, capoeira, desenho, futsal e promove ambientes propícios de lazer às crianças e adolescentes de baixa renda. Este programa recebe apoio do governo e do município, onde auxilia as crianças com bolsas. Há também a Fundac (Fundação Areia Branca de Cultura), que como o próprio nome diz busca promover e resgatar a cultura areia-branquense e semelhante ao Peti também oferece aulas de dança, teatro, violão e possui um grande diferencial: a orquestra filarmônica. A Fundac é uma instituição filantrópica que se sustenta através de doações e enfrenta alguns problemas, visto que nem sempre há disponibilidade de materiais a serem ofertados aos alunos. Há alguns anos verifica-se a necessidade da compra de novos instrumentos, que por diversas vezes tiveram que passar por manutenção. Assim, nós como monitores devemos juntamente com os responsáveis da Fundac reivindicar e fazer levantamentos de propostas a serem entregues as autoridades locais para que este espaço possa receber incentivos públicos para manter as atividades existentes e implantar novas atividades de acordo com as necessidades da comunidade.

Nesta comunidade também possuí centros religiosos, que podemos falar com grande louvor da diversidade, onde há centro espírita, igreja católica e igreja evangélica.

Porém, como nem tudo é perfeito há algumas implicações na comunidade que podemos agregar pela falta de posto policial, que apesar da comunidade ser pequena (a cidade possui apenas 25 mil habitantes), não há policiamento disponível em cada bairro e há apenas uma unidade policial que se encontra distante do bairro.

Outro aspecto negativo a ser relatado é que no telecentro há um conselho gestor, que apesar de ajudarem com incentivos financeiros há algum tempo não estão atuando de forma ativa (não participam das reuniões, não acompanham o desenvolvimento do telecentro). Assim, devemos mobilizá-los e despertar novamente o interesse de estar juntamente conosco nas atividades, pois devemos andar de mãos dadas para que façamos a Estação Digital acontecer e possamos impactar a comunidade positivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário