sexta-feira, 22 de julho de 2011

Afinal, o que é tecnologia?

Nesta nota irei expressar brevemente as tecnologias disponíveis no telecentro e apresentar meu ponto de vista em relação a tecnologia. O espaço está aberto para comentários.

Tecnologia é a teoria e prática das técnicas de utilização de ferramentas científicas e empíricas, que hoje se faz essencial para a sobrevivência do homem. Ou seja, tecnologia nada mais é que o homem desenvolver algum feito que venha transformar a vida da humanidade, como exemplo a invenção do computador, televisão, carro, etc.





Podemos observar a tecnologia do telecentro em dois pontos: físicos elógicos.
Na parte física do telecentro encontramos algumas dificuldades, como aparelhos antigos danificados (impressora) e não possuímos câmeras digitais. Mas podemos dizer que contamos com uma boa estrutura, visto que dos 11 computadores disponíveis (1 servidor e 10 usuários), 10 estão funcionando corretamente e são equipamentos atuais (Monitor LCD, Memória de 1 GB). Além disso, possuímos um Data Show e ambiente climatizado.
Quanto a parte lógica contamos com sistemas operacionais desoftwares livres atuais e internet com velocidade de 100,0 Mbps que tem facilitado a compreensão dos alunos e colaborado na utilização dos equipamentos em cursos de informática básica e cursos online (empreendedorismo, inglês, espanhol, etc.) e navegação na internet, em grande parte nas redes sociais. 


Acredito que os recursos disponíveis são bem utilizados, mas podemos mostrar aos jovens outra visão do telecentro, pois eles só o buscam para ter acesso as redes sociais. Assim, temos que motivá-los a buscarem aperfeiçoar seus conhecimentos, como exemplo mostrando possíveis caminhos de ingressarem no mercado de trabalho através de cursos no CIEE, vídeo-aula para o ENEM, etc.
Seria muito interessante se pudéssemos adquirir novos equipamentos como impressora, (a atual não está funcionando) e webcam para todos os usuários (no momento somente o servidor possui).
Creio que a maior invenção do mundo foi Deus ter criado o homem, pois é através de nós mesmo que podemos ter acesso às tecnologias e tudo que há no mundo. Já pensou para que existiria um computador se não houvesse alguém para utilizá-lo? Ou melhor, quem poderia criar um computador senão nós mesmos? Se não existíssemos, nada disso seria possível. Nós somos os responsáveis pela evolução mundial revolução tecnológica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário