terça-feira, 27 de setembro de 2011

Professores concluem curso de tradutor e intérprete de Libras


A Secretaria de Educação de Areia Branca promoveu na noite do último dia 23, a solenidade de encerramento do 1º Curso de Tardutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa. O evento aconteceu na Câmara de vereadores.
O evento que certificou 25 pessoas, em sua maioria professores das redes públicas de ensino, contou com várias apresentações dos alunos como entrevistas com alunos e professores falando da importância da comunicação através da língua de sinais e também a apresentação de músicas em Libras.
Ao todo, 25 pessoas participaram do curso tradutor/intérprete de Libras
Boa parte da comunidade surda areiabranquense participou do evento que foi traduzido simultaneamente da Língua Portuguesa para a Língua de Sinais. A tradução foi feita por alunos do curso ora encerrado.
A secretária de educação Tilda Monteiro, falou do trabalho que vem sendo desenvolvido por aquele órgão. “Quero destacar a importância que a secretaria e a prefeitura vem dando para a educação inclusiva, buscando meios de capacitar professores e a comunidade em geral para que mais pessoas possam ser incluídas e o curso de tradutor de Libras é um desses meios para a inclusão.” destacou a secretária em sua fala durante a solenidade.
O Prefeito Manoel Cunha que ainda fez alguns sinais em Libras durante sua fala, disse que se sentiu curioso e com vontade de aprender Libras e parabenizou os formandos, aconselhando todos para replicar os conhecimentos adquiridos neste curso.
Em nome da turma, o aluno Pedro Cunha Júnior disse que participar da formação foi uma coisa maravilhosa e importante. Ele ainda agradeceu em nome de todos, o empenho das tutoras em repassar o conhecimento.
Várias autoridades locais estiveram presentes, entre eles o Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Raimundo Lacerda, o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura, Oliva José, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE), Maria José Gaspar e a imprensa local que cobriu o evento.
O curso para formação de tradutores e intérpretes de Libras foi promovido pela secretaria de educação através da coordenação de educação inclusiva em parceria com o Centro de Educação Especial Professora Maria Lauretânea do Vale. (CEESLAUVA).
Fonte: vozdeareiabranca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário