Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

VARAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Foi realizada uma pesquisa em toda comunidade, onde juntamente com os alunos e coordenador da Estação Digital Areia Branca (EDAB) recolhemos algumas informações que serão expostas a seguir.

Lista dos principais movimentos sociais da comunidade:

1. ONG Inclusão e Cidadania – Telecentro Pesca Maré;
2. Programa Municipal de apoio à criança e ao adolescente (PROMAD) /Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
3. Fundação Areia Branca de Cultura (FUNDAC);
4. Associação Universitária Areiabranquense (AUA);
5. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA);
6. Pastoril da Terceira Idade;
7. Associação Comunitária Nossa Senhora Aparecida;
8. Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM);
9. Pastoral da Criança;
10. Bloco Rei da Bicharada.

            Estes e outros movimentos sociais contribuem com o desenvolvimento da comunidade, nos quais cada um possui sua forma de agir. Desta forma, abordaremos quatro movimentos e iremos fazer uma breve contextualização dos mesmos. Para tanto perguntamos quais as principais ações que estes movimentos realizam e quais os principais resultados conquistados durante estes anos de luta.

ONG Inclusão e Cidadania – Telecentro Pesca Maré

            Desenvolve cursos técnicos de pesca e apicultura para os moradores da comunidade de São Cristóvão a fim de se obter um melhor desempenho em suas funções. A ONG funciona em convênio com o Ministério da Pesca, Secretaria Municipal do município de Areia Branca e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Segundo moradores a principal conquista foi a chegada da água potável na comunidade, a cerca de 3 anos e a inauguração do telecentro que, desde sua abertura fornece cursos de informática gratuitamente para toda comunidade.

Entrega de Certificados de Informática Básica

PROMAD/PETI

Há mais de 10 anos o programa funciona no município e tem beneficiado centenas de crianças e adolescentes anualmente, através de bolsas de estudo. Além disso, funciona como auxílio/reforço escolas àquelas que sentem dificuldades na aprendizagem. Também oferece oficinas de música, capoeira, dança, teatro, desenho, etc., que durante a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes realiza um show que já é tradição na cidade. Show este, que foi premiado pelo Ministério da Cultura, onde obteve o 2º lugar do Prêmio Cultura Viva. Neste ano o Show do Peti concorre ao selo UNICEF. Vale à pena ressaltar o Grupo de Flautas Arco-Íris que desde sua formação conseguiu conquistar vários títulos em grandes eventos, como no Festival de Bandas de Pífaros, Pífanos e Cabaçais no Mossoró Cidade Junina, que em 2010 conquistou o título de 1º lugar e neste ano o 2º lugar.
O programa tem a responsabilidade social de orientar as crianças e alertá-las sobre as drogas e outros males sociais, onde constantemente são promovidas palestras para debater este tema e os resultados têm sido satisfatórios, onde é notável a diferença no comportamento das crianças.

Banda Arco-Íris no Mossoró Cidade Junina (título de 1º lugar) 

Crianças no Show do Peti


FUNDAÇÃO AREIA BRANCA DE CULTURA (FUNDAC)
            Como o próprio nome diz, desenvolve ações voltadas ao fortalecimento, divulgação e apoio a cultura local, onde incentiva artistas locais e promove a cidadania. Ação estas, que podem ser notadas numa simples visita a este local, pois a diversidade cultural é vista logo na entrada da FUNDAC nos quadros expostos, todos pintados por artistas da terra.
         São desenvolvidas atividades para todos os públicos (crianças, jovens, adultos, idosos) dentre as quais se destaca na música a Banda Filarmônica Mirabeaux Dantas que desde 2001 faz com que cada apresentação seja brilhante. Para ingressar nesta banda, os alunos devem primeiramente se submeter ao grupo de flautas Rouxinol para que possam adquirir experiência e aptidão musical. No teatro, destaca-se o Festival Municipal de Teatro (FEMUT) que neste ano está em sua 3ª edição e já é referência em toda região, tanto que neste ano profissionais que participam de grandes espetáculos como o “Chuva de Bala no país de Mossoró” irão dar auxílio e promover oficinas aos grupos participantes do Festival. Na dança, ressaltamos a diversidade de pessoas que participam desta atividade, decorrente da variedade de opções (grupo de dança universe dance e dança do ventre).
Estes e outras atividades são realizadas com muita dedicação para que se possa perpetuar a cultura areiabranquense por muitas gerações. Durante estes anos de luta o grande marco da FUNDAC foi a conquista de sua sede própria, que era o sonho de todos que fazem parte da FUNDAC e a conquista dos instrumentos musicais da Banda Filarmônica. Para mais informações entre em contato pelo telefone (84) 3332-4968 ou pelo e-mail: fundcultura_ab@hotmail.com 


Associação Universitária Areiabranquense (AUA)

            Ações voltadas à melhoria do transporte dos universitários areiabranquenses, visto que no município não há universidade e eles devem se locomover ao município vizinho (Mossoró) para que possam estudar. A conquista mais significativa foi conseguir a parceria com a Prefeitura Municipal de Areia Branca que paga 70% do valor do aluguel do ônibus e os universitários ficam responsáveis por pagar 30%, que equivale apenas a R$ 20,00 (vinte reais). Este valor está sendo acumulado para que no fim do ano seja comprado um ônibus para a Associação Universitária. Neste ano a A.U.A conquistou em parceria com a Secretaria de Educação do município cursinho pré-vestibular gratuitamente para os jovens que estão concluindo o ensino médio e irão prestar ENEM  e vestibular e não possuem mecanismos financeiros para pagarem um curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário