Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O que é um Software Livre?


Você pode não saber, mas, provavelmente, o Software Livre faz parte de seu dia-a-dia. Se você estiver lendo este texto em um telecentro, cujo sistema operacional dos computadores for o Linux, você está utilizando um Software Livre. Se você utiliza o navegador Mozilla Firefox você está utilizando um Software livre. Os celulares também possuem um software dentro deles que organizam todas suas funcionalidades; muitos celulares utilizam software livre.
Mas, antes de falarmos sobre Software Livre, precisamos entender um pouco mais o que é um Software. É bem provável que você entenda software como sendo a parte lógica de um ambiente computacional. Mas você conseguiria explicar para um usuário de seu Telecentro, o que, de fato, é esta “parte lógica” do computador?
Software ou, como também é conhecido, programa de computador, é um conjunto de instruções lógicas que “dizem” ao computador o que fazer. Estas instruções lógicas podem ser comparadas a uma receita de bolo. Uma receita também é constituída por um conjunto de instruções, mas diferente de um software, temos como resultado um bolo.

Mas então o que é um Software Livre?

O Software Livre permite que qualquer usuário possa usar e produzir cópias do software sem restrições do seu desenvolvedor, possa ter acesso ao seu código fonte, e àquele que for capacitado, permite entender, através do código fonte, como o software foi desenvolvido, para propor e implementar melhorias.
O Software Livre possibilita que grupos de desenvolvedores do mundo inteiro proponham melhorias e correções em sua estrutura. Estes grupos de desenvolvedores são conhecidos como Comunidades de Desenvolvedores ou Comunidades de Software Livre . Este processo compartilhado de desenvolvimento de novas versões, ou mesmo de construção de novos softwares, acontece em várias partes do mundo, pela internet.
Um exemplo de software livre é o BrOffice e a seguir daremos algumas definições:
Nesse pacote encontramos:
O Writer, editsor de texto - similar ao MS Word;
O Calc, planilha de cálculo - similar ao MS Excel;
O Impress, apresentação de slide - similar ao MS PowerPoint. Ainda possui o Draw, o Math e o mais novo Base
 Pra que serve? 
Com ele é possível abrir e trabalhar com documentos criados no Microsoft Word, Excel e Powerpoint, além de muitos outros formatos. É um pacote de programas excelentes e totalmente gratuitos. Uma ótima opção para usuários e empresas que não dispõe de verba para comprar o Microsoft Office e não querem se atrelar a pirataria. Com ele podemos editar textos tanto para escrever uma carta rápida quanto para produzir um livro inteiro; utilizar planilha eletrônica para calcular, analisar, resumir e apresentar seus dados em relatórios numéricos ou em gráficos; criar apresentações multimídia eficientes; etc.
Como ele pode servir para outros usuários do telecentro?
Contribuirá significativamente, visto que na atualidade todas empresas necessitam de pessoas que estejam aptas na execução de tarefas que requerem conhecimentos na área da informática e o conhecimento e a utilização deste software torna as pessoas capazes de exercerem estas funções. Além disso poderá ajudar nos trabalhos escolares, na apresentação de slides de trabalhos acadêmicos e em reuniões de trabalho. Enfim, o BrOffice é um software que beneficia todos os públicos e se faz relevante no meio digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário