sexta-feira, 12 de agosto de 2011

“Auto dos Navegantes” homenageia o Centenário da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes




PROMAD PROJET~1                  Projeto cultural do município envolve uma grande estrutura

Nesta quinta-feira, 11, na abertura da programação de palco, no Largo de Eventos, as crianças e adolescentes do Programa Municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente (Promad) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) realizaram brilhantemente a apresentação do show cultural Auto dos Navegantes
O show do Promad/Petri este ano teve grandes novidades, pois o espetáculo foi premiado nacionalmente pelo Ministério da Cultura. O tema explorado e que foi apresentado nesta quinta-feira, foi trabalhado em torno dos 100 anos de fé e devoção que marcaram a festa de Nossa Senhora dos Navegantes no município. 

BRAVURA
O show expõe aspectos relacionados às crenças, lendas e histórias que ilustraram o cotidiano dos areia-branquenses ao longo de um século da festa. Não esquecendo que o espetáculo também homenageará figuras ilustres e folclóricas da cidade e, especialmente, o marítimo Manoel Félix do Vale que deu origem à festa no município ao trazer do Recife (PE) a imagem da santa padroeira dos marítimos, depois de ter feito uma promessa à virgem dos navegantes no momento que em a embarcação que conduzia rebocada, à capital pernambucana para conserto, enfrentou uma avaria em alto mar e por pouco não naufragou com toda a tripulação.
Um ato de coragem de Manoel Félix do Vale, aliado à fé a Nossa Senhora dos Navegantes, fez dele um herói ao mergulhar nas águas profundas para cortar o cabo do rebocador que havia se enroscado na hélice da embarcação avariada e colocou em risco a vida de todos.
Quando em luta debaixo d´água pela sua própria sobrevivência, Manoel Félix fez a promessa que se saísse com vida daquele episódio, compraria uma imagem da santa e traria para Areia Branca e todos os anos realizaria uma festa para comemorar com a comunidade a heróica façanha. E assim o fez.
Baseado nessa saga do bravo areia-branquense Manoel Félix do Vale, cerca de 250 crianças e adolescentes assistidos pelo Promad/Peti, funcionários e toda a estrutura da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, se debruçaram desde o início do ano na preparação do grande espetáculo.

EMPENHO
PROMAD                   Cerca de 250 crianças participam do espetáculo este ano

A importância do evento pode ser medida pelo fato de o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e a Secretária de Assistência Social, Verônica Campos Pedrosa Bruno, se envolverem diretamente na montagem do espetáculo, desde os primeiros passos dados pela equipe responsável. Há um comprometimento direto do gestor com o êxito do show.
Os programas Promad/Peti são coordenados no município pela educadora Evânia Seixas, que conta com uma equipe de profissionais que tem à frente o Articulador Cultural, Paulo Henrique Costa, que juntamente com toda a equipe do Peti desenvolve um trabalho digno de elogios e que tem contribuído para o desenvolvimento cultural e uma formação cidadã digna das crianças e adolescentes de Areia Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário