Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

INPROPRIETÁRIO: O mundo do Software Livre

A leitura de artigos e visualização do documentário Inproprietário permite a compreensão dos softwares livres como um sistema de informações úteis no compartilhamento de ideias e que traz vantagens na sua utilização em relação a outros tipos de programas como Windows, visto que necessitam de equipamentos simples e por serem menos suscetível à vírus. Porém o enfoque do documentário é mostrar o conceito de liberdade de utilização destes programas, como liberdade de execução e informação, de mudanças e alterações, que somente os softwares livres permitem. Desta forma, entende-se que os softwares livres são os únicos capazes de atender aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation, nas quais foram descritas anteriormente.
O documentário foi realizado pelos jornalistas Daniel Bianchi e Jota Rodrigo para o Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) do curso Comunicação social com habilitação em jornalismo, do Centro Universitário FIEO | UNIFIEO. O documentário tem duração de 32 minutos e foi realizado numa linguagem simples, no intuito de facilitar a compreensão de todas as camadas sociais, para que todos que tenham acesso a este material possam compreender a necessidade da utilização de softwares livres. A obra mostra a utilização do software livre não como uma alternativa tecnológica, mas como uma solução para os problemas sociais, na qual com a implementação de software livre todos podem ter acesso as tecnologias digitais, por se tratarem de programas gratuitos.
Vale ressaltar a participação de Richard Stallman (fundador do movimento free software), onde ele fala da ideia central do software livre e sobre os pilares responsáveis pela criação dos conceitos de software livre, assim dando mais credibilidade ao documentário. “Isso é o que me fascina no software livre: a troca de informações. É você ter o direito de  pegar um código, ver a necessidade de uma melhoria, fazer modificações e compartilhar suas ideias.” Trecho do documentário que mostra as vantagens de utilização de softwares livres.
Contudo, a leitura de artigos e visualização do documentário contribuiu para a formação dos conceitos de software livre e apresentam questões relevantes a cerca da inclusão digital nos dias atuais, assim permitindo a compreensão do assunto à qualquer interlocutor e possibilitando a utilização destes programas como principal ferramenta de sistema em telecentros e escolas, empresas e escritórios.
REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário